free web templates

Notícias

O carvão mineral é muito importante na medicina

Cliente: Ferrovia Tereza Cristina

 

O carvão mineral também tem papel importante na produção de equipamentos de saúde que equipam hospitais, ambulâncias e centros de saúde. Além disso, por meio do carvão mineral pode-se obter elementos químicos utilizados em remédios cotidianos, tais como ácido salicílico (Aspirina), ácido pícrico (anestésico para queimaduras) e nitrofenol (composto intermediário na síntese de paracetamol). 

Saiba mais

O carvão mineral é composto de hidrocarbonetos, ou seja, na sua composição há principalmente carbono e hidrogênio, além de enxofre e outros elementos. A quantidade de carbono presente na sua estrutura determina o tipo de carvão. Quanto maior o teor de carbono, mais puro e maior o poder energético do carvão. São quatro os tipos de carvão: Turfa, Hulha, Linhito e Antracito.

Entre os tipos citados, a hulha é um dos que têm maior importância comercial, pois através da sua destilação a seco na ausência de ar, obtêm-se três frações de ampla aplicação, que são:

- Fração gasosa: Contém hidrogênio, metano e monóxido de carbono, sendo usada como combustível e para iluminação a gás de ruas;

- Fração líquida: Contém duas partes, as águas amoniacais, que são usadas principalmente para produzir fertilizantes, e o alcatrão de hulha, que é fracionado em cinco partes, sendo usadas para as mais diversas aplicações, tais como produção de tintas, medicamentos, plásticos e pavimentações asfálticas;

- Fração sólida: Contém carvão de coque usado em indústrias siderúrgicas para produzir ferro e aço.

Com a Revolução Industrial, inicialmente o carvão se tornou a fonte de energia mundial mais importante, pois o calor gerado na sua queima era utilizado na produção de vapor que movimentava máquinas, locomotivas e navios.

 

 

Outras Notícias

Serviço de esgoto em Tubarão chega para mais 618 famílias no primeiro mês do ano

Três bandas nacionais sobem ao palco na 18ª edição do evento

Oportunidades no mercado de trabalho são pautadas pela capacidade profissional

Comunidades comemoram a inauguração da Praça ETE Figueira

Compartilhe nas redes sociais

Endereço
Edifício Satto IV - Sala 301
R. Aldomar Cardoso, nº 64
Passagem - Tubarão - SC
CEP 88705-601

Contatos
Email: contato@plantaoassessoria.com.br 
Telefone: (48) 3626-6303
Whatsapp: (48) 99955-5660

Nossos Sites
Comunicação
Eventos