free web templates

Notícias

Dia Mundial da Água comemora eficiência hídrica em Tubarão

Cliente: Tubarão Saneamento

Não há recurso mais precioso para a vida humana e para a saúde dos ecossistemas do que a água. Ciente dos desafios globais e regionais que a sociedade vem enfrentando, a Tubarão Saneamento, responsável pelos serviços públicos de água e esgoto da cidade de Tubarão, investe em ações que colaboram para a eficiência hídrica. A iniciativa já resulta em 1 bilhão de litros de água não desperdiçados. Com a intenção de chamar a atenção para ações como esta, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, criou um dia dedicado especialmente para a água, comemorado em 22 de março, em todo o mundo.

A perda de água é um dos pontos mais frágeis do sistema de saneamento e das empresas operadoras. Elas ocorrem em qualquer processo de abastecimento de água, por meio de redes de distribuição no mundo, que podem ser associadas aos vazamentos, falta de hidrômetros, erros de medição ou até mesmo ligações clandestinas. No município de Tubarão, o percentual de perda é de até 21,18%, enquanto a média nacional, nos municípios, chega a 37,5%.

Para que este percentual fosse reduzido, ainda em 2015 a Tubarão Saneamento criou um setor especializado no Controle de Perdas. Nele, há um acompanhamento diário de tudo o que é produzido e consumido. "Essa eficiência hídrica está relacionada a ganhos referentes à manutenção de vazamentos realizadas a curto prazo, além do reaproveitamento de água utilizada no processo de tratamento e outras ações. Quando percebido que há um consumo fora do comum em uma residência, por exemplo, informamos ao usuário sobre esta oscilação e, em muitos casos, grandes vazamentos são identificados nesta etapa", explica a diretoria da Concessionária.

Dados de 2012 mostram que 35,8% da água era perdida durante a distribuição de água, em Tubarão. Já em 2015, a partir da implantação do setor especializado, o número reduziu para 29,6% chegando em 21,18% no ano passado. Todos estes números representam cerca de um bilhão de litros de água não desperdiçados, quando comparado com o início do Contrato de Concessão.

A Tubarão Saneamento ressalta que mesmo com todo o trabalho realizado para diminuir essas perdas, mesmo que não houvessem vazamentos, seria difícil uma cidade alcançar o percentual de 0% de desperdício durante a distribuição. Isso acontece, pois ocorrem perdas durante manutenções de redes, por exemplo. Em todo o mundo, uma das cidades com o menor percentual é Tóquio, no Japão, com cerca de 2%.

Mesmo com a iniciativa da Concessionária em melhorar a meta, é preciso lembrar que cada ação vale, seja ela individual, coletiva, em casa, no trabalho ou até mesmo na comunidade. "Muitas pessoas sentem-se motivadas apenas em períodos de campanhas, ou em datas comemorativas. A proteção da água, assim como todos os recursos naturais disponíveis, deve ser uma rotina, precisamos de cada um deles muito mais do que imaginamos", ressalta a diretoria da Tubarão Saneamento.

Diariamente cada pessoa consome em média 200 litros de água. Algumas dicas para corrigir o consumo em excesso podem compor ações de preservação: feche a torneira ao escovar os dentes, reutilize a água da lavagem de roupas, ou da chuva, para lavar a calçada ou tapetes, reduza o tempo no chuveiro, dê o destino correto para o seu lixo, fique atento com possíveis vazamentos, lave o carro ou quintal com balde e água da chuva e, replante árvores nativas.

 

 

Outras Notícias

Observação e Segurança são temas da SIPAT da FTC

O carvão mineral é muito importante na sua casa

24 anos de histórias e um futuro de muitas possibilidades

O mês das noivas é o que elas quiserem

Compartilhe nas redes sociais

Endereço
Edifício Satto IV - Sala 301
R. Aldomar Cardoso, nº 64
Passagem - Tubarão - SC
CEP 88705-601

Contatos
Email: contato@plantaoassessoria.com.br 
Telefone: (48) 3626-6303
Whatsapp: (48) 99955-5660

Nossos Sites
Comunicação
Eventos